Verdemar inicia obras de sua 2ª filial em Nova Lima destruindo vegetação.

O supermercado Verdemar, com nome que faz alusão ao meio ambiente, iniciou as obras de terraplanagem para a construção de sua segunda filial em Nova Lima, mais precisamente no trevo da MG 030 de acesso aos condomínios Village de Terrasse e Vila Del Rey, no Vale do Sereno. De acordo com denúncias anônimas recebidas pelo Jornal Gazeta Livre, no local de construção do empreendimento está acontecendo uma supressão da cobertura vegetal muito além do que foi permitida para a construção do empreendimento.

O Alvará de Licença para Construção n° 0118/2020, emitido pela Prefeitura Municipal de Nova Lima (PMNL), em 17/06/20, informa que a área a construir compreende 12070,51 m²; porém a licença para supressão vegetal determina como área total do lote 10984,03 m², sendo a área de projeção da construção de 3617,01 M². Nesta licença as espécies autorizadas a serem suprimidas são: Embaúba, Assa peixe, Barbatimão e vegetação arbustiva, por estarem no local onde será construído o supermercado Verdemar.

Esses documentos revelam que a PMNL exigiu como medida compensatória apenas a doação de 40 mudas de Jabuticaba para o Projeto Quintal Protegido (EMATER/PMNL). “O que chamou minha atenção foram as medidas compensatórias para supressão vegetal, que não estão de acordo com a deliberação normativa citada no documento. A compensação foi fixada em pífias 40 mudas, mas me parece que muito mais que apenas 8 árvores foram suprimidas”, alega o denunciante anônimo.

O crime ambiental de desmatamento, de acordo com o denunciante, acontece sem a fiscalização da PMNL e com o consentimento da mesma, visto que os documentos autorizando o desmatamento em desacordo com a legislação foram emitidos pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Nova Lima, através do Secretário Danilo Vieira Júnior. “Vejo que muitas coisas vêm acontecendo há anos e ninguém paga por isso a não ser nossa fauna, flora de um cerrado extremamente negligenciado”, afirma indignado.

Foi contratada empresa HE Empreendimentos Imobiliários LTDA, que atua na coleta de resíduos não perigosos e Aterro de resíduos sólidos da construção civil classe A, a empresa já recebeu em seu aterro 28731,65 M³ de material para descarte da Terraplanagem da obra situada nos lotes 1,2,3 e 4, na quadra 03 do bairro Vila Castelo. Desde o início do mês de julho vários caminhões saem do local carregados com grande quantidade de material para descarte, inclusive as árvores que estão sendo removidas do terreno.

O site ‘A Notícia Metropolitana’ informa que a nova loja deve seguir o mesmo padrão das demais, com uma suposta linha de sustentabilidade, com um investimento de R$ 15 milhões e geração de 350 novos empregos. A primeira loja do Verdemar em Nova Lima está localizada no bairro Jardim Canadá. Atendendo cerca de 100 mil clientes/dia, as 14 lojas da rede faturaram em 2019 quase R$ 1 bilhão, segundo informou o proprietário Alexandre Poni.

Defensores do meio ambiente aguardam a fiscalização e o posicionamento da Prefeitura de Nova Lima em defesa ao meio ambiente. Em nota a PMNL informou:

“A Prefeitura de Nova Lima informa que foi feita avaliação da compensação ambiental, conforme diretrizes de análises jurídica (Deliberação Normativa Codema 08/170 e técnica (Avaliação da fitofisionomia da área, antropização, tipologia das espécies do lote, valor monetário das espécies para compensação) e que, para definir a compensação ambiental, a área de vegetação foi avaliada e a supressão está de acordo com a legislação municipal.

A Administração Municipal esclarece que a compensação ambiental, no caso em questão, não tem relação com as espécies pontuais do lote, e sim com a área de intervenção proposta e que a quantidade de mudas a serem compensadas pode variar de acordo com a demanda momentânea do projeto para o qual elas serão utilizadas, neste caso, para um projeto socioambiental de pomares, devidamente sustentado pela legislação vigente.

Por fim, a Prefeitura informa que o serviço de fiscalização ambiental para atendimento à população pode ser acionado pelo (31) 3541-4376.”

Juliana Fidêncio

juliana@ceger.com.br

Postado: 20/08/2020

No posts to display

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp