Qual o cenário para a cassação do Vereador Tiago Tito?

Qual o cenário para a cassação do Vereador Tiago Tito?

Vereador segue preso desde o dia 11 de maio por suspeita de esquema de “rachadinha”

Foto disponível no facebook de Tiago Tito.

Foi aprovado nesta semana o início do processo de cassação do vereador Tiago Tito (PSD), sob a acusação dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva.

A Comissão Processante Especial (CPE) é composta por três integrantes, escolhidos por sorteio: Juliana Sales (Cidadania), Danúbio Machado (Cidadania) e Viviane Matos (Democratas). A CPE terá até 90 dias para emitir parecer sobre a cassação do parlamentar.

Passos da CPE

O vereador Tiago Tito será notificado em até cinco dias para apresentar sua defesa, passado o prazo de defesa, os membros da CPE devem apresentar novo parecer sobre a continuidade ou encerramento do processo de investigação, que deverá ser analisado e votado pelos demais vereadores.

O mandato do vereador Tito será cassado caso aprovado por 7 dos 10 vereadores, ou seja, se 2/3 dos parlamentares o condenarem.

Cenário possível para cassação

Atualmente apenas 8 vereadores estão atuantes, visto que, José Carlos “Boi” (PSL) está afastado de suas atividades por problemas decorrentes da Covid e o vereador Tiago Tito (PSD) se encontra preso preventivamente há quase 1 mês.

Nos bastidores da Câmara são frequentes os boatos que 2 vereadores dificilmente votarão a favor da cassação de Tito, sendo o vereador Danúbio (Cidadania) e o vereador Álvaro de Azevedo (Avante), que já empregou no seu gabinete um dos presos, e cujo pai, Dr. Juarez (SD), atuou inicialmente na defesa dos réus.

Em decorrência do insucesso das tentativas dos advogados dos réus em livrar da prisão os dois acusados, prolongando cada vez mais o tempo de permanência deles na prisão, muitos vereadores temem por uma delação dos presos, pois ambos tem conhecimento pessoal, e possivelmente provas de tudo que acontece nos bastidores da Câmara Municipal de Nova Lima.

Neste contexto, não conseguindo os 7 votos a favor da cassação do mandato do vereador Tiago Tito, apenas uma grande pressão popular resultará na cassação do mandato do parlamentar.

Caso o vereador Tiago Tito seja cassado, quem irá assumir o restante do mandato será seu suplente, Silvânio Aguiar (PSD), que não quis se manifestar sobre o assunto alegando estar afastado do jogo político municipal desde a eleição passada.

Juliana Fidêncio

juliana@ceger.com.br

Postado: 04/06/2021

No posts to display

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp