Nova Lima adere ao Minas Consciente a partir deste sábado

Fonte: Prefeitura Nova Lima

Na última quarta-feira, 29, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou a nova versão do Minas Consciente, programa que determina as normas para flexibilização das medidas restritivas adotadas em combate ao novo coronavírus. Agora, a iniciativa terá três ondas, ou seja, fases simbolizadas pelas cores vermelha (Grave), amarela (Intermediário) e verde (Seguro), simbolizando a situação do município diante da pandemia.

Nova Lima, hoje na onda verde, editou o decreto 10.251/2020, para aderir ao programa Minas Consciente, por determinação do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A partir deste sábado, 01, os municípios mineiros devem seguir as orientações do Governo Estadual, alguns estabelecimentos poderão funcionar, porém algumas atividades serão suspensas.

Os comércios essenciais seguem abertos, porém ficam proibidas aglomerações nas ruas para consumo de alimentos e bebidas alcoólicas, porém restaurantes e congêneres, sem entretenimentos podem funcionar das 11 as 22 horas, respeitando o limite de 1/3 da capacidade máxima. De acordo com a Prefeitura de Nova Lima, poderão funcionar:

Veja os setores que podem funcionar na onda verde:
– Alimentos
– Agropecuária
– Bancos e seguros
– Cadeia produtiva e atividades acessórias essenciais
– Construção civil e afins
– Fábrica, energia, extração, produção, siderúrgica e afins
– Hotéis e afins
– Saúde
– Telecomunicação, comunicação e imprensa
– Transporte, veículos e correios
– Tratamento de água, esgoto e resíduos

É importante que o empresário confira, no site do Minas Consciente, se o seu CNAE pertence aos setores acima.

Os demais estabelecimentos devem permanecer fechados. A onda verde ficará vigente até 5/8. Após esta data o Governo de Minas dará novas diretrizes.

Clique aqui e conheça o Programa Minas Consciente

Nos coletivos em Nova Lima, além do uso obrigatório de máscaras, só serão admitidos passageiros sentados. Fica condicionada a prática esportiva em via pública ao uso de máscara, estar só e manter 5 metros de distância das demais pessoas no local. As academias ainda não serão liberadas para o funcionamento.

O programa Minas Consciente está sendo norteado por um protocolo único para todos os municípios, levando em conta uma série de critérios. Os indicadores municipais, analisados semanalmente pelo comitê de enfrentamento à infecção, são: 

  • taxa de incidência do coronavírus;
  • taxa de ocupação geral de leitos;
  • taxa de ocupação dos leitos destinados aos infectados;
  • leitos por 100 mil habitantes;
  • índice de transmissão da doença (Rt);
  • percentual do aumento de incidência da doença;
  • quantidade de testes positivos.

O foco do programa Minas Consciente é retomar a economia do jeito certo, orientando a retomada das atividades econômica em todo o Estado de Minas Gerais, através de análise de dados econômicos e de saúde pública, para orientar uma retomada das atividades de forma responsável, segura e consciente.

Juliana Fidêncio

juliana@ceger.com.br

Postado: 30/07/2020

No posts to display

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp