Moradores do Belvedere e Nova Lima não querem construção de avenida

Foto: Elder Lubarsi

Os moradores do Belvedere, vila da Serra e região, fizeram uma manifestação pacífica na manhã deste sábado (06), contra a construção de uma avenida de 5 km ligando a portaria da Vale ao Leroy Merlin da BR, para isto eles iriam utilizar a antiga linha férrea que divide os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima.
A antiga linha férrea pertence ao patrimônio da União e sua destinação é o foco da discórdia.

Os moradores acusam o Prefeito Kalil (BH) e o Prefeito João Marcelo (NL) de estarem agindo em favor da especulação imobiliária e que o objetivo da tal Avenida, apelidada pelos moradores de Avenida dos Empreiteiros, seria apenas criar uma saída para 4.200 lotes aprovados e já existentes atrás do Vale do Sereno. A construção de centenas de prédios nestes loteamentos iriam trazer mais 50 mil veículos para o já engarrafado trânsito do Belvedere.

Já os construtores que atuam na região dizem que a tal Avenida seria a solução dos atuais problemas de trânsito que afligem os moradores e nada falam sobre o loteamento e novas construções que tal avenida iria favorecer.

Os moradores alegam também que a área é uma das últimas opções para criação de um parque linear que iria permitir o lazer de milhares de pessoas a cada fim de semana, a exemplo de parques existentes em outras cidades, tais como Nova Iorque, Montreal, Chicago, etc.

Os moradores alegam também que o local é uma área de preservação ambiental e que no parque existem nascentes que abastecem a cidade de Belo Horizonte.
No projeto dos moradores está incluso uma Maria Fumaça que iria do Belvedere até o museu Inhotim, maior museu a céu aberto do mundo, permitiria também uma futura expansão do metrô, e que esta seria uma saída eficaz para o trânsito caótico da região.

Segundo Ubirajara Pires Glória, o Bira, presidente da Associação dos amigos do bairro Belvedere, a Avenida defendida pelos Prefeitos não traria benefício algum para a região.

Elias, presidente da Fundação Doimo, e morador do Belvedere, diz que o Parque Linear vai gerar renda, muitos empregos, e será uma grande atração turistica para a cidade. Ele garantiu também que a construção da avenida irá destruir o Manancial do Cercadinho e a única área ecológica do bairro Belvedere.

Ayres Mascarenhas, Lucas Galuppo e Emanuel Santos, moradores do Vila da Serra, ativistas da Amavise, disseram ainda que a Avenida já havia sido recusada na gestão do ex Prefeito de Nova Lima, Vitor Penido, e renasceu agora, sob outra roupagem, na gestão do João Marcelo, apenas para favorecer interesses ocultos, além do orçamento absurdo de supostos R$180 milhões a serem gastos na obra.

Os moradores fizeram uma caminhada pelo local do futuro parque, coletaram lixo, plantaram diversas árvores e expuseram suas opiniões sobre a destinação da área.
Dentre os cerca de 100 moradores que participaram da manifestação, estavam o Deputado João Leite e o ex candidato a Prefeito de Nova Lima, Sérgio Americano Mendes, que manifestaram total apoio aos moradores.

Nossa equipe entrou em contato com as prefeituras de Nova Lima e Belo Horizonte, para falar sobre o assunto mas até o fechamento da matéria não obtivemos resposta.

Assistam o video

Elder Lubarsi

elder@ceger.com.br

Postado: 10/11/2021

No posts to display

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp