Montezuma sofre com o abandono de animais nas ruas

Montezuma sofre com o abandono de animais nas ruas

Animais abandonados no município de Montezuma

Provavelmente você já ouviu falar do famoso balneário de águas termais da cidade de Montezuma, no norte de Minas Gerais. Entretanto, as redes sociais deste município e da região tem ganhado notoriedade não pelo balneário, mas sim de forma negativa, com a imensa quantidade de cães e cadelas abandonados pelas ruas da cidade, inclusive muitos deles doentes e dependendo urgentemente de cuidados médico-veterinários.

O prefeito da cidade, Ivan Vieira de Pinho (Republicanos), informou durante entrevista no canal Arame Farpado, no YouTube, que havia contratado no mês de abril/2021 uma empresa especializada na “PREVENÇÃO E CONTROLE DE DOENÇAS EM ANIMAIS” e que, com esse contrato, a cidade passaria a contar inclusive com um médico veterinário para assessorar o centro de zoonoses do município.

Apesar disso, moradores da cidade têm denunciado o descaso do poder público e alegam que até o momento é a própria população, sensível aos animais enfermos e abandonados, quem tem procurado ajudá-los com alimentos e compra de medicamentos. E que, em contrapartida, poucas iniciativas do poder público se têm visto de forma que pudessem ser eficazes na solução do problema.

É importante ressaltar também os riscos que esses animais podem trazer para a população, como a transmissão de doenças para os munícipes e também para os turistas que frequentam a cidade por conta das águas termais. Fato este último que agrava ainda mais a necessidade de providências urgentes para retirar, tratar e devolver esses animais para quem desejar adotá-los.  Vale lembrar também que, o abandono e maus tratos de animas são considerados crime, previsto na lei federal 9.605/98, sujeito a detenção de até cinco anos para o praticante.

Disponível em: Arame Farpado

Higo Nunes

admin04@gmail.com

Postado: 12/07/2021

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp