Como garantir a segurança contra erros e fraudes nas urnas eletrônica

Passo 1) O eleitor Ricardo fotografa ‘tela 1’, “Resumo de Dados”, com todos os dados de sua votação. Não envia nem mostra a ninguém, pois o voto é secreto:

Passo 2) O eleitor Ricardo recebe um código aleatório e único gerado pelo sistema TSE, ex: Gato-maracajá#19821102. Os nomes sugeridos são de espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Com 50 animais/plantas, 5 símbolos de conexão e 8 números pode haver 25 bilhões de números diferentes;

Passo 3) Eleitor Ricardo fotografa ‘tela 2’, que contém o mesmo resumo de dados, mas não aparece seu nome nem seu título, apenas o código único “Gato-maracajá#19821102”:

Passo 4) Após fechamento do dia TSE publica voto por voto de cada município, via relatório Excel chamado “Original”, mostrando como eleitor o código único, no caso “Gato-maracajá#19821102”. (Também publica consolidações por cada Estado.)

Passo 5) O eleitor Ricardo confere o que votou por seu código único “Gato-maracajá#19821102”:

Passo 6) No exemplo a votação processada não bate com o que Ricardo votou:

Passo 7) Eleitor Ricardo envia ‘foto 2’ via whatsapp para o TSE. Há um prazo, por ex.: de 5 dias corridos;

Passo 8) TSE publica nova planilha, chamada “Checagem Popular” com colunas a mais que o “Original” apontando as inconsistências e a anulação do voto:

Passo 9) Por 5 dias o TSE publica versões novas do “Checagem Popular”, para que os eleitores possam ver a entrada de sua reclamação/discrepância;

Passo 10) Criar regras de anulação de urna – por exemplo, para cada urna 2 votos estiverem errados, cancela a urna toda. Se ¼ das urnas de uma seção forem anuladas, cancela a seção e assim por diante.

Passo 11) Após a última planilha “Checagem Popular” todos os eleitores podem fechar os números de acordo com as regras de anulação de erros e poderá comparar com o resultado do próprio TSE.

Por Ricardo Negreiros – Engenheiro Civil, Contador e MBA em Finanças.

Fonte:https://reestruturador.blogspot.com/2020/11/como-garantir-seguranca-contra-erros-e.html

Articulistas

gazetalivrebh@gmail.com

Postado: 10/11/2020

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp