A Análise dos Números do Coronavírus

O que os dados divulgados podem nos dizer sobre a pandemia do coronavírus? Resolvemos fazer uma abordagem usando a frieza dos números.Mas, o que utilizar?Em probabilidade e estatística, a distribuição normal é uma das distribuições de probabilidade mais utilizadas para modelar fenômenos naturais. Isso se deve ao fato de que um grande número de fenômenos naturais apresenta sua distribuição de probabilidade tão proximamente normal, que a ela pode ser com sucesso referida, e, portanto, com adequado acerto por ela representada como se normal fosse (Wikipédia). A distribuição normal realmente se encaixa?Fazendo as devidas ressalvas e considerações, acreditamos na possibilidade da utilização da Distribuição Normal, conforme os gráficos a seguir.

Sem a pretensão de prever ou adivinhar o futuro, observando o gráfico podemos notar que o pior já passou e já estamos na parte descendente da curva. Pela tendência dos números, o gráfico nos aponta que por volta do primeiro domingo do mês de abril (05/04/2020), a situação se encaminha para a normalidade.

Focando somente neste gráfico, vemos que estamos na região do maior número de casos, talvez o seu pico. E também é possível antever que no período da segunda semana de abril, de 05 a 11/04/2020 um decréscimo acentuado no número de óbitos. Ao analisarmos os dois gráficos conjuntamente, outro fato interessante podemos perceber. Uma maior evolução dos casos no dia 22/03 e um maior número de óbitos no dia 26/03.

Da mesma forma, um aumento dos casos no dia 27/03 e um máximo de óbitos no dia 30/03. Interessante este período de 3 a 4 dias para que o crescimento do número de casos impacte o número de óbitos. Muito se tem dito sobre esta pandemia, principalmente quanto ao isolamento social. Espero com este artigo contribuir com uma visão diferente, um novo olhar para a possibilidade de um possível relaxamento deste isolamento social, mantendo-se o isolamento vertical até a erradicação deste mal.

Por, Conrado Henrique de Toledo Soares é Administrador, Engenheiro Civil, Economista com MBA em Finanças, atuando como Consultor para Resultado. Ampla vivência na direção de empresas diversificadas, como construtora, factoring, sociedade de crédito (instituição financeira autorizada pelo Banco Central do Brasil) e metalúrgica (usinagem, caldeiraria, fundição e forjaria), equipes e projetos simultaneamente. Contato: conrado_henrique@hotmail.com

Juliana Fidêncio

juliana@ceger.com.br

Postado: 01/04/2020

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp