Polícia Federal faz buscas em empresas suspeitas de fazer extração ilegal de minério de ferro, na Grande BH

Esta é a segunda fase da ‘Operação Poeira Vermelha – Fase Taquaril’ que, em julho, bloqueou cerca de R$ 38 milhões das empresas investigadas.

Policia Federal faz buscas na segunda fase da ‘Operação Poeira Vermelha Taquaril’ — Foto: Aluisio Marques/TV Globo

A Polícia Federal (PF) cumpre, na manhã desta quinta-feira (24), 12 mandados de busca e apreensão em escritórios de seis empresas ligadas à Fleurs Global Mineração, suspeitas de fazer extração ilegal de minério de ferro, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Esta é a segunda parte da “Operação Poeira Vermelha – Fase Taquaril” que, em julho, bloqueou cerca de R$ 38 milhões das empresas investigadas.

Nesta quinta, as buscas feitas nos escritórios querem recolher documentos que comprovem crimes de mineração ilegal, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. São dez endereços na Grande BH, um na cidade de Candeias, também em Minas, e um em São Paulo.

Há um ano, a “Operação Poeira Vermelha” foi deflagrada, para combater a extração irregular de recursos minerais em Nova Lima, sem autorização dos órgãos ambientais competentes. Em dezembro de 2019, teve a fase “Caeté”, quando a PF apreendeu provas sobre o crime.

A 11ª Vara Federal de Belo Horizonte, determinou o bloqueio de todos os valores mantidos em contas bancárias, aplicações e fundos de previdência de pessoas físicas e jurídicas investigadas, além da suspensão das atividades das empresas nos locais em que era realizada a extração ilegal de minério de ferro.

Outras operações

Em 9 de setembro, a Polícia Civil realizou uma operação para cumprir mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte e Nova Lima, em três alvos em cada cidade.

As investigações da “Ouro Negro” apontaram extração de minério e desmatamento ilegais em Nova Lima. Um dos mandados foi cumprido na sede de uma mineradora, no bairro Belvedere, na Região Centro-Sul da capital mineira.

A mineradora é suspeita de desmatar uma área em que ela não tinha licença ambiental. Segundo a Polícia Civil, isso se configura como crimes de depredação da flora e extração ilegal.

No dia 18 de julho, a PF fez uma operação de combate à extração irregular de minério em Nova Lima. Os alvos foram um local de exploração irregular de minério e dois de receptação ficam no bairro Água Limpa. A polícia confirmou que dez caminhões, três tratores e uma retroescavadeira foram apreendidos.

Ainda em julho, a PF conseguiu na Justiça o bloqueio de valores e a suspensão de atividades de três mineradoras em um inquérito sobre mineração ilegal em Belo Horizonte.

As apurações combateram crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.

Há um ano, a Operação “Poeira Vermelha” foi realizada para combater a extração irregular de recursos minerais em Nova Lima, na Grande BH, sem autorização dos órgãos ambientais competentes.

Em 25 de abril, a PF desarticulou parte de uma quadrilha de garimpo clandestino de minério de ferro em Minas Gerais. A “Operação Poeira Vermelha” foi deflagrada em conjunto com a Polícia Militar (PM) na Serra da Piedade, em Caeté, na Grande BH.

Pelo menos 12 pessoas foram conduzidas. Além disso, 9 caminhões e uma retroescavadeira foram apreendidos.

Em dezembro de 2019 houve a deflagração da fase “Caeté”, quando a PF apreendeu provas sobre o beneficiamento do minério de ferro irregularmente extraído e equipamentos de escavação que estavam na posse dos investigados.

Fonte:https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2020/09/24/policia-federal-faz-buscas-em-empresas-suspeitas-de-fazer-extracao-ilegal-de-minerio-de-ferro-na-grande-bh.ghtml

Juliana Fidêncio

juliana@ceger.com.br

Postado: 24/09/2020

No posts to display

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do nosso site? Compartilhe

WhatsApp